sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Guardando retalhos



Olá pessoas!

agora a Sofia está com 2 meses e a vida começa a se ajeitar... De vez em quando já consigo pelo menos olhar para o meu material ;)

Bem, vim aqui mostrar para vcs como organizo meus retalhos de papel. Isso certamente é um problema pra todo mundo, né? Pelo que vejo por aí a maioria é como eu: guarda cada pedacinho de papel. Bem, hoje já não guardo os minúsculos, mas ainda tem muito pedaço pequeno guardado.

A idéia veio a partir de uma dica da Ana Paula Leal lá no SBB. Ela mostrou uma pasta com os papéis furados e guardados nela. Comecei usando como ela e acabei modificando um pouco. Então, vamos lá!

Ainda guardo na pasta arquivo, mas agora dentro dos plásticos de tamanho 15x15, 20x20 e A4.

Aqui estão os 15x15 dentro do plástico correspondente:



Se o retalho for pouco maior eu corto no tamanho para guardar, se for menor, vai pra caixa.

Peguei um plástico 20x20 e costurei à máquina (creio que dá pra fazer à mão) fazendo dois compartimentos:



Detalhe da costura:



E fiz os mesmos compartimentos nos plásticos A4:



Mais um:



E claro tem os pedaços em tamanho A4 que ficam no plástico sem costura. E se o pedaço é maior que A4 corto de forma que fique em A4 e até hoje nunca fez diferença ou falta não ter retalhos maiores que A4.

Outra coisa que faço é não deixar meus papéis com ponta. Normalmente os deixo quadrados ou retangulares. Aquelas pontinhas só atrapalham o armazenamento.

Pensei em costurar um plástico A4 fazendo vários bolsos (aí teria que cortar a parte da frente do plástico com cuidado). Ficaria semelhante aos protetores de página com bolsos para fotos 10x15. E neles guardar os retalhos menores que 15x15, hoje guardados em uma caixa. Mas vai dar tanto trabalho separar que por enquanto resolvi deixar a execução da idéia de lado.

Meu critério foi só por tamanho (mesmo para os lisos) pq não tenho tanto retalho assim, mas vcs podem definir por tamanho e cor, por marca e tamanho etc

Ah, este é o modelo de pasta que eu uso.

Bem, é isso aí. Espero ter sido útil para vcs assim como muitas coisas que vcs colocam em seus blogs são úteis para mim.

Na próxima semana, vou tentar colocar como armazeno meus clear stamps. Foi uma tentativa que para mim deu super certo.

bjs,
Josy

3 comentários:

Ana Cecilia disse...

Legal sua dica!!!
Realmente os retalhos são um tema!!

beijos.

Giselly disse...

Olá, bom não nos conhecemos, mas adorei a forma de organização que vc mostrou no seu blog,
bom, estou começando minha vida mexendo com scrap, aprendendo algumas palavrinhas em Inglês, e nada melhor do que começar já com organização.

Amei de mais suas dicas, e se não se importar posso copiar??
rsrsrs
estou pensando em motar um blog também, e estou reunindo materiais.
bom é isso

um enorme abração

Josy disse...

Giselly,

pode ficar a vontade para se inspirar em qq coisa por aqui... E depois volta para colocar o link do seu blog...

[]s