sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Organizando elementos digitais – parte 1

A organização faz parte da vida de qq scrapper, mesmo para quem usa somente digital. Quando conheci o scrap digital não animei muito. Então tinha poucos elementos, mais para imprimir e usar no artesanal. Com isso, sabia de cor quase tudo que tinha, e era fácil localizar no disco. Mas agora peguei um pouco mais no digital e até me acostumei com ele, então o número de arquivos aumentou exponencialmente e realmente surgiu a necessidade de organizar melhor meus kits.

Comecei seguindo a dica do curso Digital 101 da Erica Ernandez. Coloquei todos os kits em pastas pelo nome do designer, e então subpastas com os nomes dos kits. Não sabia se seria o melhor jeito mas resolvi tentar. Outra dica que ela deu seria usar o Picasa para visualizar as imagens, o que acabei nem usando muito pq achei que dava mais trabalho visualizar pelo Picasa do que pelo Windows Explorer.

Então, os kits ficaram assim (clique nas imagens para ver em tamanho maior):

organiza1

E a quantidade de arquivos continuou a crescer… E aí ficou ruim mesmo… Era muito arquivo para olhar procurando uma coisa ou outra.

Os kits digitais têm um arquivo com uma visualização do conteúdo do kit. Mesmo os freebies. E se o kit é muito grande, tem mais de um arquivo, um para os papéis, outro para alfabetos etc. Então fiz seguinte: peguei todos estes arquivos de preview e coloquei em uma pasta separada. Deixo a pasta com ícone grandes e numa olhadela rápida acho o que eu quero. Ah sim, nestes arquivos sempre tem o nome do designer e também o nome do kit. Então localizar o kit na “pasta original” fica fácil.

dk samples

E a visualização no Picasa fica assim:

organiza2

Para mim, facilitou bastante.

Semana que vem publico mais uma dica sobre a minha organização digital ;)

Até mais!

Nenhum comentário: